Lúpulo : O que é e pra que serve na cerveja?
A flor favorita dos cervejeiros
Fala amigo cervejeiro, espero que você esteja bem! Com certeza você já ouviu dizer a palavra lúpulo. Talvez saiba que ele faz parte dos 4 ingredientes básicos de toda cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. Mas você sabe o que ele é? Pegue seu copo e venha conhecer mais.

O que é o lúpulo?
Antes de mais nada, quando falamos de cerveja, o lúpulo tem um papel fundamental e praticamente não pode ser substituído. O lúpulo, de nome científico Humulus lupulus, é uma planta trepadeira da família Cannabaceae, a mesma da cannabis. Mas não se engane: elas são completamente diferentes! O lúpulo é uma planta que possui pés masculinos e femininos, mas apenas as flores femininas são utilizadas na produção de cerveja. Estas flores chamam-se cones, são ricas em óleos essenciais e resinas, que são as responsáveis pelo sabor e aroma na cerveja. A planta cresce de forma muito rápida e pode atingir até 6 metros de altura! Os produtores costumam criar estuturas específicas para auxiliar a produção de flores.
O cultivo de lúpulo ocorre principalmente em regiões de clima temperado, como Estados Unidos, Alemanha, República Tcheca e Nova Zelândia. Ela se adapta melhor em solos bem drenados, com pH levemente ácido, e precisa de muitas horas de luz solar para florescer adequadamente. Nestas regiões, o lúpulo floresce entre o final da primavera e o início do verão, quando os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas. A colheita costuma ocorrer entre agosto e setembro, mas isso depende bastante da região e das condições climáticas do ano.
O Brasil produz lúpulo?
Sim! No Brasil, o cultivo de é bem recente, mas vem se expandindo com muita velocidade. A princípio, muitos acreditavam que o clima tropical não seria favorável ao desenvolvimento dessa planta, mas, surpreendentemente, o lúpulo tem se adaptado bem em algumas áreas do país, principalmente no sul e sudeste.
Apesar do sucesso inicial, o cultivo de lúpulo no Brasil enfrenta diversos desafios. O principal deles é a adaptação à luminosidade, já que para um crescimento saudável a planta precisa de aproximadamente 17h de luz diárias. Outro obstáculo é a falta de mão de obra especializada e a necessidade de investimentos em infraestrutura adequada para o suporte ao crescimento da planta, sem mencionar todos os diversos desafios de uma cultura nova sem históricos de mercado. Ainda assim, eu acredito que com a demanda crescente por cervejas artesanais e a busca por ingredientes locais, o cultivo de lúpulo no Brasil vai crescer nos próximos anos, com mais produtores investindo em tecnologias e pesquisas para aprimorar a produção.
Qual a função do Lúpulo na cerveja?
O lúpulo desempenha diversas funções importantes. As principais são:
- Amargor : Ele é resultado da reação entre os óleos essenciais e altas temperaturas. A função básica é equilibrar o dulçor do malte e promover sabor.
- Conservante natural : O lúpulo possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes, sendo assim promove uma maior vida útil para a cerveja
- Aromas : Talvez a principal contribuição. Ele é capaz de proporcionar perfis aromáticos variados, desde notas cítricas até toques florais, frutados e resinosos.
Os lúpulos são usados principalmente em três momentos do processo de fabricação: no início da fervura para amargor, no meio para sabor e no final, ou durante a fermentação, para aroma.

Quais são as principais variedades?
Quanto aos tipos de lúpulos, existem muitas variedades cultivadas ao redor do mundo. Entre as mais conhecidas estão:
- Cascade: Um dos mais icônicos do mundo, conhecido por seu aroma cítrico e floral, predominante em American Pale Ales.
- Citra: Famoso por suas notas de frutas cítricas e tropicais, como manga, maracujá e limão. Dessa forma é um dos favoritos em IPAs modernas.
- Saaz: Um clássico lúpulo nobre europeu com perfil suave e terroso, usado em Pilsners tchecas.
- Hallertau Mittelfrüh: Tradicional lúpulo alemão, conhecido por seu aroma sutil e floral, portanto ideal para lagers e cervejas de estilo alemão.
- Fuggle: Um lúpulo inglês clássico, com um perfil terroso e herbal, ideal para Bitters e Porters.
- Amarillo: Assim como o citra, traz intensas notas cítricas de laranja e mandarim, com um toque floral, muito utilizado em IPAs e Pale Ales.
- Simcoe: Reconhecido por seu perfil frutado e amadeirado, com leve toque de pinho, frequentemente usado em IPAs.

Como comprar lúpulo?
Você pode comprar lúpulos em formato de pellets em lojas especializadas. Atualmente, é possível encontrar tanto variedades nacionais quanto importadas em sites de e-commerce focados no público cervejeiro, além de algumas lojas físicas em grandes cidades. Eu costumo comprar lúpulos na Insumos do Vale, Lamas Brewshop e Piquiri Brewshop.
Pingback: Cervejaria 3 Orelhas - Garfo e Malte
Pingback: Cerveja e Churrasco - Garfo e Malte
Pingback: Cervejas da Ambev : Uma jornada de sucesso - Garfo e Malte
Pingback: Weiss: a cerveja de trigo alemã - Garfo e Malte