Insumos

Lúpulo : O que é e pra que serve na cerveja?

A flor favorita dos cervejeiros

Fala amigo cervejeiro, espero que você esteja bem! Com certeza você já ouviu dizer a palavra lúpulo. Talvez saiba que ele faz parte dos 4 ingredientes básicos de toda cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. Mas você sabe o que ele é? Pegue seu copo e venha conhecer mais.

Flor de lúpulo em uma plantação
Flor de lúpulo em uma plantação

O que é o lúpulo?

Antes de mais nada, quando falamos de cerveja, o lúpulo tem um papel fundamental e praticamente não pode ser substituído. O lúpulo, de nome científico Humulus lupulus, é uma planta trepadeira da família Cannabaceae, a mesma da cannabis. Mas não se engane: elas são completamente diferentes! O lúpulo é uma planta que possui pés masculinos e femininos, mas apenas as flores femininas são utilizadas na produção de cerveja. Estas flores chamam-se cones, são ricas em óleos essenciais e resinas, que são as responsáveis pelo sabor e aroma na cerveja. A planta cresce de forma muito rápida e pode atingir até 6 metros de altura! Os produtores costumam criar estuturas específicas para auxiliar a produção de flores.

O cultivo de lúpulo ocorre principalmente em regiões de clima temperado, como Estados Unidos, Alemanha, República Tcheca e Nova Zelândia. Ela se adapta melhor em solos bem drenados, com pH levemente ácido, e precisa de muitas horas de luz solar para florescer adequadamente. Nestas regiões, o lúpulo floresce entre o final da primavera e o início do verão, quando os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas. A colheita costuma ocorrer entre agosto e setembro, mas isso depende bastante da região e das condições climáticas do ano.

O Brasil produz lúpulo?

Sim! No Brasil, o cultivo de é bem recente, mas vem se expandindo com muita velocidade. A princípio, muitos acreditavam que o clima tropical não seria favorável ao desenvolvimento dessa planta, mas, surpreendentemente, o lúpulo tem se adaptado bem em algumas áreas do país, principalmente no sul e sudeste.

READ  Weiss: a cerveja de trigo alemã

Apesar do sucesso inicial, o cultivo de lúpulo no Brasil enfrenta diversos desafios. O principal deles é a adaptação à luminosidade, já que para um crescimento saudável a planta precisa de aproximadamente 17h de luz diárias. Outro obstáculo é a falta de mão de obra especializada e a necessidade de investimentos em infraestrutura adequada para o suporte ao crescimento da planta, sem mencionar todos os diversos desafios de uma cultura nova sem históricos de mercado. Ainda assim, eu acredito que com a demanda crescente por cervejas artesanais e a busca por ingredientes locais, o cultivo de lúpulo no Brasil vai crescer nos próximos anos, com mais produtores investindo em tecnologias e pesquisas para aprimorar a produção.

Qual a função do Lúpulo na cerveja?

O lúpulo desempenha diversas funções importantes. As principais são:

  • Amargor : Ele é resultado da reação entre os óleos essenciais e altas temperaturas. A função básica é equilibrar o dulçor do malte e promover sabor.
  • Conservante natural : O lúpulo possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes, sendo assim promove uma maior vida útil para a cerveja
  • Aromas : Talvez a principal contribuição. Ele é capaz de proporcionar perfis aromáticos variados, desde notas cítricas até toques florais, frutados e resinosos.

Os lúpulos são usados principalmente em três momentos do processo de fabricação: no início da fervura para amargor, no meio para sabor e no final, ou durante a fermentação, para aroma.

Utilização de lúpulo em pellets na fabricação de cerveja
Utilização de lúpulo em pellets na fabricação de cerveja

Quais são as principais variedades?

Quanto aos tipos de lúpulos, existem muitas variedades cultivadas ao redor do mundo. Entre as mais conhecidas estão:

  • Cascade: Um dos mais icônicos do mundo, conhecido por seu aroma cítrico e floral, predominante em American Pale Ales.
  • Citra: Famoso por suas notas de frutas cítricas e tropicais, como manga, maracujá e limão. Dessa forma é um dos favoritos em IPAs modernas.
  • Saaz: Um clássico lúpulo nobre europeu com perfil suave e terroso, usado em Pilsners tchecas.
  • Hallertau Mittelfrüh: Tradicional lúpulo alemão, conhecido por seu aroma sutil e floral, portanto ideal para lagers e cervejas de estilo alemão.
  • Fuggle: Um lúpulo inglês clássico, com um perfil terroso e herbal, ideal para Bitters e Porters.
  • Amarillo: Assim como o citra, traz intensas notas cítricas de laranja e mandarim, com um toque floral, muito utilizado em IPAs e Pale Ales.
  • Simcoe: Reconhecido por seu perfil frutado e amadeirado, com leve toque de pinho, frequentemente usado em IPAs.
READ  Saiba Tudo Sobre Malte
Copo de cerveja com flores de lúpulo
Copo de cerveja com flores de lúpulo

Como comprar lúpulo?

Você pode comprar lúpulos em formato de pellets em lojas especializadas. Atualmente, é possível encontrar tanto variedades nacionais quanto importadas em sites de e-commerce focados no público cervejeiro, além de algumas lojas físicas em grandes cidades. Eu costumo comprar lúpulos na Insumos do Vale, Lamas Brewshop e Piquiri Brewshop.

4 comentários sobre “Lúpulo : O que é e pra que serve na cerveja?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *