Gastronomia

Cerveja e Churrasco

Cerveja e Churrasco: A Combinação Perfeita

Quando se fala em churrasco, é quase impossível não pensar na bebida que acompanha perfeitamente essa tradição: a cerveja. A princípio, essa combinação é legal não apenas pela refrescância da cerveja, mas também porque ela pode realçar os sabores da carne. Quer deixar seu churrasco em outro nível? Confere esse post e saiba como arrasar na próxima oportunidade!

Cerveja e churrasco
Cerveja e churrasco

Por que Cerveja e Churrasco Combinam Tanto?

Primeiramente, é importante entender que a cerveja tem características que complementam muito bem os sabores defumados e grelhados do churrasco. A carbonatação presente na cerveja ajuda a limpar o paladar entre as mordidas, deixando o sabor da carne mais evidente. Além disso, o amargor do lúpulo e a doçura do malte podem contrastar e equilibrar sabores salgados e gordurosos.

Do mesmo modo, a variedade de estilos de cerveja disponíveis abre uma infinidade de combinações com as mais diversas carnes e acompanhamentos. Ou seja, ao selecionar a cerveja certa para cada tipo de corte ou acompanhamento, é possível potencializar o sabor de ambos, criando uma experiência diferenciada.

Quatro combinações de Cerveja e Churrasco Ideais

Vamos listar abaixo vários exemplos de combinações de carnes e cervejas.

Picanha e American Pale Ale

Antes de mais nada, a picanha é uma das carnes mais apreciadas no churrasco brasileiro. Sua textura macia, a capinha de gordura e o sabor suculento pedem uma cerveja com corpo, mas que não sobrecarregue o paladar. Nesse sentido, uma American Pale Ale é uma ótima escolha, pois seu amargor equilibrado corta a gordura da carne, proporcionando uma experiência agradável. Uma IPA ou Session IPA também podem fazer sentido, porém algumas versões com amargor muito alto podem exagerar na intensificação dos sabores. Uma recomendação é a APA da cervejaria Roleta Russa.

READ  Hambúrguer Artesanal para IPA

Lombo de porco e Bitters inglesas

Um churrasco completo é um churrasco com uma pecinha de lombo de porco! É uma opção relativamente barata, fácil de preparar e muito saborosa. Aqui a recomendação é usar uma clássica Bitter inglesa. A caramelização da cerveja combinada com o amargor moderado fazem uma explosão de sabores. Se você é do Vale do Paraíba, recomendo fortemente a Special Bitter da BroWe.

Pão de alho e Weiss

Aqui em casa se eu falar que vou fazer churrasco e não servir um pãozinho de alho, com certeza vou arrumar briga! A recomendação aqui é uma clássica Weiss alemã. O sabor frutado e leve dessa cerveja de trigo harmoniza perfeitamente com o pão e o queijo. Uma bela opção é a Weizen da Bamberg, uma cerveja super bem executada e não vai te deixar na mão com essa harmonização.

Frango e Witbier

Esta combinação já é um pouco mais ousada. A dica aqui é deixar o frango marinando em um tempetura de ervas finas, azeite e suco de laranja. Guarde tudo na geladeira por pelo menos 3h. Prepare em fogo médio e aumente o fogo no final para caramelizar. Jogue um pouquinho de limão por cima e se delicie com uma witbier super refrescante. Tenho certeza que será uma combinação perfeita em um dia quente! Uma boa opção de mercado é a Hoegaarden.

Witbier Hoegaarden
Witbier Hoegaarden

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *